Atividades lúdicas em aula de língua estrangeira

Deixe o lúdico incrementar a aprendizagem

Quais seriam os professores que satisfazem? Indubitavelmente, os que surpreendem seus alunos com tarefas fundamentalmente novas e estimulantes. O professor deverá encontrar satisfação em propor atividades enriquecedoras e lúdicas, do contrário transmitirá apatia para grande parte dos alunos e depois afirmará que os alunos não encontram prazer na execução das mesmas. Temos de dar aos nossos alunos momentos mágicos e evitar a qualquer custo momentos trágicos.


Quem não gosta de aprender sem esforço, sem ter a impressão de estar estudando seriamente? Aprender e ao mesmo tempo aliviar as tensões e o estresse do dia a dia?

Todos conhecem o RPG, as encenações de diálogos e outras atividades lúdicas que são propostas em aula de língua estrangeira. Reconhecemos a riqueza de tais atividades, mas a proposta aqui seria a de apresentar atividades simples e originais que possam ser desenvolvidas durante uma aula de língua estrangeira. Tais atividades devem ser lúdicas e contemplar tanto as aulas individuais quanto as em grupo. Esperamos que as contribuições sejam numerosas.

8 comentários:

Amanda Muller Garcia disse...

PISTAS DE PAÍSES

Cada participante pensa num país estrangeiro (no caso de aula individual, os participantes são obviamente o professor e o aluno). Alternadamente, cada um fornece uma única pista para o país que pensou, tais como "Eu fico no sul do México" ou "Uma das minhas principais cidades é Osaka". Se o país não for identificado com a primeira pista, uma segunda pista é dada. Pistas são fornecidas até o país ser identificado.
(O jogo deve ser realizado na língua estrangeira estudada, é lógico!)

Roberto lima oliveira disse...

DEBATES CÔMICOS

Formar dois times de jogadores, ou seja, dividir a turma em dois grupos. No caso de aula individual, teremos aluno X professor. Um jogador de cada time, alternadamente,tem trinta segundos para apresentar seu ponto de vista. Por exemplo, com o tópico: "Meninas devem usar chapéus verdes?", um grupo poderá responder: "Não, porque pássaros podem pensar que elas são árvores e construir ninhos sobre os chapéus" ou "Não, porque chapéus roxos são mais bonitos que chapéus verdes". O outro grupo poderá opinar: "Sim, porque verde é a cor da primavera e todos sabem que meninas são tão bonitas quanto a primavera".

Sugestão de tópicos:

1- Meninas devem usar chapéus verdes? Sim ou Não.

2- Rapazes devem assobiar durante o trabalho? Sim ou Não.

3- Elefantes devem comer picles? Sim ou Não.

4- Telhados devem ter buracos? Sim ou Não.

5- Flautins devem ser banidos? Sim ou Não.

Bruno disse...

COLA!

O líder faz todo tipo de perguntas, às quais o jogador deve sempre responder dizendo "Cola", mas ele tem que dizer isso solenemente, sem rir nem brincar. O jogador que conseguir responder a uma série de perguntas, sem um sorriso, ganha um prêmio.

Exemplos de perguntas para esse jogo:

1- O que você gosta de beber?
2- Com o quê você lava o seu rosto?
3- O que você vai comer na janta hoje?
4- Qual é o seu nome do meio?
5- Com o que você pinta a sua casa?
6- O que você usa no cabelo?
7- O que você passa no seu pão no café da manhã?
8- Com o quê você gosta de brincar?
9- O que você diz quando recebe um presente?
10- Qual o seu tema preferido para conversa?

Aline disse...

PESSOAS FAMOSAS

Um participante pensa numa pessoa famosa. Pode ser um nome da história, homem ou mulher, como por exemplo, George Washington ou Rainha Elizabeth I, ou uma celebridade do mundo atual. Em seguida, ele deve dar uma “dica”, como por exemplo, “Suas iniciais são G.W.” ou “Ela foi uma rainha famosa”. O(s) outro(s) participante(s) tenta(m) adivinhar o nome da pessoa. As duas primeiras dicas devem ser um pouco difíceis, as seguintes devem ser cada vez mais fáceis.

Ruben Regen disse...

HISTÓRIAS CURTAS

A ideia deste jogo é escrever uma curta história usando certas palavras dadas. Por exemplo, o professor estabelece as palavras, tais como: Mary, elefante, sabonete, repolho, lago. Um aluno poderia usar essas palavras para escrever: "Mary levou o elefante dela ao lago para que ela pudesse lavá-lo com sabonete, mas ele queria ficar em cada e comer um repolho". As palavras não precisam ser usadas numa ordem especial, mas todas devem ser empregadas pelo menos uma vez. Seria aconselhável escrever as palavras numa folha de papel ou num quadro branco ou quadro-negro.

Juliana Souza Coutinho disse...

A ideia do jogo é listar palavras que se escrevem da mesma maneira de trás pra frente e de frente pra trás.

Exemplos em inglês: pop, did, eye, deed, toot, noon.

Ganha o aluno que conseguir fazer a lista mais longa.

Nadir disse...

PALAVRAS CRUZADAS

Dar ao(s) aluno(s) tempo suficiente para criar palavras cruzadas, como nos seguintes exemplos, onde cada palavra cruzada tem três letras:

t
l a p
p

m
r o d
p

m
t e n
t

O aluno que criar o maior número de cruzadas é o vencedor.

Alunos mais experientes poderão compor cruzadas com palavras de cinco letras.

(Nota: as duas palavras formam uma cruz: uma palavra no sentido horizontal e outra no sentido vertical. A letra do meio é comum às duas palavras).

Joaquim Octavio Oliveira disse...

É sempre interessante propor uma atividade lúdica durante a aula. O momento poderia ser entre duas atividades de competências diferentes (compreensão oral/compreensão escrita, expressão oral/expressão escrita) ou no final da aula, para preencher o tempo, quando todas as atividades previstas para determinada aula já tiverem se esgotado.

As atividades lúdicas propiciam prazer. Assim sendo, unem as pessoas e criam vínculos.

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