O que é insight?

A importância do insight no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira

Durante o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, acontece um único insight, tipo: Eureka! agora eu já posso falar inglês/francês/japonês?

Ou acontecem inúmeros insights ao longo do processo e a fluência no novo idioma se adquire gradualmente?

Caso seja um único insight, qual o momento mais propício para que ele ocorra? Ou de que maneira ele acontece?

Qual o papel do professor na ocorrência de um insight?

Compartilhe conosco seu conhecimento sobre o assunto e as suas experiências.

6 comentários:

Bruno disse...

Insight é o mesmo que descoberta súbita da solução para um problema, uma "sacada" intuitiva, a compreensão repentina de uma situação.

Quando se diz "tive um insight" quer dizer que algo foi descoberto ou elucidado.

Insights são flashes que se têm em relação a alguma questão, relâmpagos que surgem trazendo luz, claridade para determinado assunto. De repente, vem à cabeça a ideia para algo que se procurava.

É o famoso: "Ah, entendi!"

Nadir disse...

Como quem aprende é o aluno, quem entende é o aluno, o professor não pode oferecer um insight ao seu aluno, mas pode criar ambiente propício para que os insights aconteçam, propiciando uma sala de aula interativa (cf. http://idiomaster.blogspot.com.br/2012/10/sala-de-aula-interativa.html) e atuando como um facilitador da aprendizagem, enfim, abrindo portas (cf.http://idiomaster.blogspot.com.br/2012/09/abrindo-portas.html).

Unknown disse...

Como em qualquer processo de aprendizagem, acontecem inúmeros insights ao longo da aprendizagem de uma língua estrangeira. Por exemplo, o aluno do inglês, no início, vai hesitar muito entre o "Past Tense" e o "Present Perfect Tense". Até o dia em que ele vê claramente a diferença. Depois do insight, por algum tempo ainda, ele vai precisar parar para pensar até internalizar a regra e tornar mecânico o uso desses tempos verbais.

Unknown disse...

E de insight em insight, chegará o momento em que o aluno relacionará num todo coerente todas as estruturas lingüísticas estudadas e todo o vocabulário trabalhado para comunicar-se no novo idioma. Este será o grande insight, o insight alvo!

Unknown disse...

No método da tradução e gramática e comparação com a língua materna, o oral fica relegado a segundo plano. Os insights que ocorrem durante tal aprendizagem dizem respeito às regras gramaticais e exceções. O insight "Ah, estou falando o idioma dos meus sonhos!" só chega quando o estudante viaja e passa algum tempo num país onde a língua que estudou é falada ou numa outra oportunidade onde a exposição a tal idioma é intensa e contínua. Já nos métodos modernos, a percepção de que se está falando a língua estrangeira ocorre paulatinamente. No primeiro dia de aula, o aluno já é convidado a expressar-se no idioma estudado.

IDIOMASTER disse...

O grande insight para a aprendizagem de um idioma acontece quando você decide estudar na IDIOMASTER!

Recent Posts

http://www.add-digital.com.br/blog/como-usar-o-mp3-player-do-google-em-seu-site/ -Player do google para site

Wikipedia

Resultados da pesquisa