O videoclipe tem o formato ideal para ser utilizado numa aula: ele constitui uma unidade semântica curta (música e imagens). É um documento vivo, que pertence ao mundo contemporâneo; o aspecto linguístico é constituído não somente pelo estudo do texto da música, mas também pelo trabalho de reflexão sobre o visual e o sonoro, desencadeando atividades orais e escritas e trocas entre os alunos.
Trata-se de um documento de vídeo. No entanto, é preciso levar em consideração a
especificidade desse suporte: nós estamos no mundo da música, no mundo do lazer
e da cultura.
Diante disso, como trabalhar um videoclipe numa aula de
língua estrangeira?
7 comentários:
Após a visualização de um videoclipe na língua estrangeira estudada, o professor propõe a seguinte discussão em sala de aula: Quais são os critérios de qualidade para um videoclipe?
O(s) aluno(s) define(m) os critérios para a avaliação de um videoclipe.
As propostas do(s) aluno(s) poderão incluir:
. a qualidade das imagens;
. a qualidade técnica;
. a originalidade;
. a coreografia;
. a relação texto / imagem;
. a música;
. a interpretação;
. o cenário.
Em seguida, o professor pede ao(s) aluno(s) para analisar o clipe de acordo com cada critério por ele(s) definido.
Pedir ao(s) aluno(s) para fazer o inventário dos elementos de um videoclipe, tais que:
- lugares;
- personagens;
- sequência de ações;
- tipos de plano: plano geral, plano americano, primeiro plano (http://cinemanocja.wordpress.com/aulasconteudos/enquadramento-plano-tipos-de-plano-e-montagem/);
- os movimentos de câmera;
Caracterizar o videoclipe:
- predominam os tons claros ou sombrios?
- a cores ou preto e branco?
- rápido ou lento?
- bonito ou feio?
- monótono ou animado?
- um ou vários lugares?
- cantor, cantora ou banda?
- todos os músicos envolvidos podem ser visualizados?
- a câmera permanece fixa? Quantas vezes a câmera se movimenta?
Mesmo quando o videoclipe não agradar ao(s) aluno(s), a atividade será interessante, pois as críticas serão motivadas, bem argumentadas. O suporte utilizado durante a aula terá um significado para o aluno, será algo sobre o qual ele refletiu antes de proferir uma opinião fortuita.
Usando a memória visual, fazer a reconstituição de um videoclipe após tê-lo visualizado uma única vez. Detalhe a sua progressão. Quais os personagens do clipe? O que aconteceu? Onde? Quando? Etc.
Escutar a música e imaginar um clipe para ela. Explicar e detalhar oralmente o resultado. Visualizar o clipe e posicionar-se sobre a versão proposta pelo artista / diretor do clipe / gravadora.
Um tema, palavras, um texto, um clipe
Dar todas as palavras conhecidas sobre o tema da música escolhida. Não esquecer de anotá-las. Escrever um texto utilizando o máximo de palavras possível. Visualizar o clipe.
Passar o clipe sem o som e pedir aos alunos que imaginem a música. O professor também pode propor inícios de frases tiradas da música do clipe e pedir aos alunos que as completem de acordo com o vídeo. Em seguida, ler em voz alta o texto produzido. Finalmente, visualizar o clipe com o som.
Parabéns a todos! As sugestões estão muito ricas. Podemos ver que todos saíram do mesmismo de passar o clipe e perguntar ao aluno o que ele entendeu, reduzindo toda a riqueza do clipe a uma simples compreensão oral.
Postar um comentário