Dez maneiras de aprender um idioma

Dez maneiras de aprender uma língua estrangeira rapidamente

Que conselhos você daria a uma pessoa que deseja aprender uma língua estrangeira rapidamente?

Vamos publicar as dez primeiras contribuições. Conhecendo nossos leitores, sabemos que teremos participações enriquecedoras.

10 comentários:

Nadir disse...

Passar algum tempo num país onde o idioma estrangeiro é falado como língua nacional. Assim, a língua materna estará de todo ausente e a comunicação, no início, se fará através de gestos.
Inscrever-se num curso local para aprender o idioma encurtará o tempo de aprendizagem. Fazer amigos, namorar, trabalhar no país estrangeiro são outros fatores que garantirão a aprendizagem em pouco tempo.
Por outro lado, será tempo perdido se viajar acompanhado de pessoas que falam a sua língua materna.

Juan disse...

Concordo com tudo que você disse, Nadir. Mas tenho algumas ressalvas. Primeiramente, não é todo mundo que pode morar por algum tempo num país estrangeiro. Pois para aprender um idioma diretamente num país onde ele é falado, é preciso morar e, não simplesmente, passar um mês como turista. É preciso ter tempo e dinheiro. Dificilmente alguém vai abandonar um emprego estável no Brasil, para aventurar-se no exterior. Mas quando alguém recebe uma bolsa de estudos para estudar num país estrangeiro, ou consegue um emprego no exterior, caso ele já conheça o idioma do país, tudo será mais fácil. Então essa pessoa poderá aperfeiçoar e consolidar seus conhecimentos da língua estrangeira em questão.

Unknown disse...

Uma maneira super agradável de se aprender uma língua estrangeira é sintonizar o rádio e a TV nos programas dos países onde a língua é falada. No início pode parecer difícil, até mesmo impossível. Mas aos poucos tudo vai se clareando. Ideal para quem não pode viajar, mas deseja falar com a pronúncia e entonação próximas do falante nativo.

Bruno disse...

Sintonizar rádio e tv estrangeira é realmente muito legal, Joaquim, mas é preciso ter algum conhecimento do idioma em questão. Assim, poderemos aperfeiçoá-lo e enriquecer nossos conhecimentos sobre a cultura dos países onde o idioma é falado. Da mesma maneira, assistir filmes e DVDs com o áudio e legendas, ao mesmo tempo, na língua estrangeira em questão.

Unknown disse...

Nada melhor do que ter um falante nativo do idioma que estamos aprendendo para bater papo. Melhor ainda se o estrangeiro não falar português, porque assim teremos de nos virar para nos comunicarmos. E não é difícil conseguir um amigo virtual na Internet. Ou vários... Quanto mais, melhor!

Unknown disse...

Uma excelente maneira de aprender e aperfeiçoar a pronúncia é cantando junto com as gravações dos cantores nativos. Para ficar mais agradável, faça isso com os seus cantores e músicas preferidas. Para tanto, pode ser usado o site http://letras.mus.br/nomedoartista ou o YouTube, entre outros.

Unknown disse...

Navegar na rede é uma excelente maneira de estudar uma língua estrangeira: documentos autênticos, jornais, revistas, jogos, sites sobre o idioma estudado, salas de bate-papo, vídeos, podcasts, músicas, enfim, a lista é infinita e cresce a cada dia. Graças à WEB, hoje em dia é bem mais fácil estudar uma língua estrangeira que há 15, 20 anos atrás. Assuntos e formatos para todos os gostos asseguram uma maneira divertida de aprender.

Unknown disse...

Ler é a melhor maneira de internalizar as estruturas linguísticas de uma língua estrangeira, além de aumentar o vocabulário. Usem e abusem de livros,jornais, revistas, etc. Assuntos variados garantirão a riqueza lexical, mas quando lemos assuntos de nosso interesse, memorizamos mais.

Unknown disse...

Seja qual for a sua maneira de aprender ou a escolha que você fizer, uma coisa é certa, você terá de ter ritmo, disciplina e método. É preciso escolher um horário exclusivo, que você deverá respeitar para dedicar-se ao estudo do idioma escolhido. Não poderá fazer nada nesse horário, nem marcar nenhum outro compromisso, pois uma exceção quebrará o ritmo e a disciplina. Você escolherá a maneira de aprender mais agradável para você, porém, não se iluda, toda aprendizagem implica também um lado árduo e chato, que você terá de encarar, se quiser aprender. E o que é chato para uns é divertimento para outros... Uns detestam gramática, enquanto outros adoram. Outros gostam de memorizar vocabulário, outros se recusam a decorar. E assim por diante. No entanto, todos terão de estudar gramática e vocabulário, se quiserem dominar a língua estrangeira.

Unknown disse...

A melhor maneira de aprender uma língua estrangeira é poder usufruir de um leque de recursos variados. Sabe como? Inscreva-se na IDIOMASTER, que oferece recursos múltiplos, como aulas através do SKYPE e jornadas linguísticas com a participação de nativos de várias partes do mundo.

Recent Posts

http://www.add-digital.com.br/blog/como-usar-o-mp3-player-do-google-em-seu-site/ -Player do google para site

Wikipedia

Resultados da pesquisa