O que escolher: aula em grupo ou particular?

Quando um aluno opta por aulas particulares...

Vale a pena ter aulas particulares de idiomas?

Quais seriam as vantagens e desvantagens da aula em grupo? E da aula particular?

Que cuidados tomar ao contratar um professor?

Não hesite em deixar aqui a sua opinião e/ou o relato da sua experiência pessoal.

8 comentários:

Nadir disse...

Numa aula em grupo, o professor é compelido a acompanhar o ritmo da turma e procura sempre ajustar a aula às expectativas da maioria. O aluno que tiver um estilo de aprendizado diferente do da maioria poderá ter dificuldades e, às vezes, acontece de fazer várias tentativas em cursos diferentes, sem nunca passar do nível básico. Chega à conclusão errada de que nunca vai aprender o idioma, quando, na verdade, o professor particular seria a alternativa perfeita para a sua maneira de aprender.

Unknown disse...

Quando o aluno está procurando aprender uma língua estrangeira para fins específicos, numa área específica do conhecimento, a aula particular poderá ser mais recomendada. Isso porque, frequentemente, fica difícil para as escolas de idiomas conseguir um número mínimo de alunos para viabilizar um curso mais personalizado.

Aline disse...

Alunos que têm pouca disponibilidade de horário ou horários de trabalho irregulares, alunos que viajam muito ou que precisam ausentar-se das aulas com uma certa frequência devem optar por aulas particulares. O curso em grupo não pára para aguardar o aluno que se afasta por algum tempo. As escolas de línguas dificilmente oferecem estratégias que realmente reintegram o aluno ao curso depois de uma certa ausência.

Unknown disse...

Durante uma aula em grupo, cada aluno individualmente não pratica o idioma estrangeiro durante toda a duração da mesma, pois o tempo é dividido entre todos os alunos da turma, cujo número varia de 10 a 20 alunos por classe. Há casos raros em que há menos de 10 alunos numa turma.

Na aula em grupo, cada aluno interage com o professor e com os demais colegas, o que torna a aprendizagem mais dinâmica e divertida.

Numa aula particular, o aluno não tem tempo para descansar, é “ toma lá, dá cá". Isso, dependendo do aluno, pode se tornar cansativo e monótono, o que não é bom para a aprendizagem. É preciso ter um excelente professor de aula particular, com uma dinâmica de aula extraordinária, para não se desmotivar com o tempo.

Mas para os alunos incansáveis e ávidos de aprender , o ponto positivo da aula particular é a possibilidade de praticar mais, ou seja, não ter o tempo de aula dividido com ninguém.

Unknown disse...

Se você se decidir por um professor particular, será preciso tomar certos cuidados: esse professor foi indicado por alguém da sua confiança? Se a resposta for sim, você poderá ter a certeza de lidar com um profissional sério. Por outro lado, não será garantida a sua adaptação à maneira de ensinar de tal professor, pois cada aluno tem seu modo próprio de aprender. Uma conversa inicial com o professor é fundamental, para que você exponha as suas expectativas e para que o professor defina o planejamento de curso que utilizará para responder a tais expectativas. Assim, você poderá avaliar se vale a pena contratar tal professor.

Unknown disse...

Não hesite em ter uma conversa franca com o professor antes de contratá-lo. Faça perguntas sobre sua formação, títulos, experiência, vivência no país ou nos países da língua estrangeira, método a ser adotado e material que será utilizado. Analise bem as respostas e decida se será melhor procurar outro profissional.

Juan disse...

O professor particular deve ter, além dos planos de aula, um planejamento de curso bem elaborado e adaptado às suas necessidades. Aliás, essa é a vantagem da aula particular em relação à aula em grupo. Na aula em grupo, o professor tem um planejamento de curso que deve ser cumprido num tempo delimitado, mesmo que não seja o ideal para você. Certifique-se da existência de um planejamento de curso personalizado, pois ele é a garantia de que o professor trabalhará seguindo metas traçadas para você. Ele deverá informar ainda a estimativa da duração do curso. A falta dessa estimativa é sinal de falta de planejamento de curso e ausência de metas para você. Nesse caso, esse curso poderá não ter fim, por ser “descosturado”.

IDIOMASTER disse...

Na IDIOMASTER tanto os planejamentos dos cursos, como os planos de aula são personalizados. Temos uma equipe pedagógica composta por professores especialistas em Didática de Línguas Estrangeiras para se ocupar disso, bem como para orientar nossos professores. Nos primeiros contatos, investigamos a sua bagagem e o seu perfil, para traçar metas para a sua aprendizagem e escolher o professor adequado às suas necessidades. Nossos professores, em sua maioria, são nativos da língua que lecionam. Todos são altamente qualificados para exercerem a profissão e possuem vasta experiência no ensino de idiomas. Assim sendo, na hora em que você desejar nova experiência com um novo professor, você poderá contar com a nossa seleção, sem perda de tempo e sem descontinuidade dos estudos já realizados.

Recent Posts

http://www.add-digital.com.br/blog/como-usar-o-mp3-player-do-google-em-seu-site/ -Player do google para site

Wikipedia

Resultados da pesquisa