Língua estrangeira nas escolas

Quais seriam ou deveriam ser os objetivos do ensino de língua estrangeira nas escolas?

Todos tiveram aulas de língua estrangeira no ensino fundamental e médio. Mas quem conseguiu aprender a falar e escrever num idioma estrangeiro na escola, sem ter feito um curso especializado paralelamente? Seria o ensino de língua estrangeira nas escolas inútil? Ou seria possível tornar-se bilíngue nos bancos escolares?

6 comentários:

Unknown disse...

Os objetivos do ensino de língua estrangeira no ensino fundamental e/ou médio variam de acordo com cada estabelecimento de ensino, seja ele da rede privada ou pública e, normalmente, são definidos pelo conjunto de professores de idiomas da escola ou colégio, que se reúnem no início de cada ano letivo para esse fim, encabeçados por um coordenador de disciplina.

Nadir disse...

Os objetivos são traçados pelos professores. No entanto, quando um aluno ingressa no ensino fundamental ou médio, o objetivo é tão somente o certificado de conclusão de curso. E, por vezes, esse objetivo não é nem dele, mas sim do responsável que o matriculou na escola ou colégio. Assim sendo, a língua estrangeira é tão somente uma disciplina imposta na grade escolar como todas as outras. Resumindo, normalmente, o principal ator do processo ensino-aprendizagem, a saber, o aluno, não tem como objetivo tornar-se bilíngue.

Unknown disse...

As turmas nas escolas, normalmente, são numerosas. Isso torna difícil a prática oral. O objetivo do ensino de língua estrangeira, nesse caso, deveria ser o de sensibilização ao novo idioma. O aluno experimenta um contato com a língua. Se gostar, deverá procurar um curso especializado.

Aline disse...

Há escolas que oferecem professores de línguas estrangeiras diferentes para cada turma. O horário das aulas de idiomas é único. Assim sendo, uma turma de 45 alunos, por exemplo, é dividida, durante as aulas de língua estrangeira, em dois ou três grupos, de acordo com o número de idiomas oferecido. O aluno escolhe que idioma estudar.

Unknown disse...

De qualquer maneira, nunca é inútil estudar uma língua estrangeira na escola. Grande parte dos professores de idiomas descobriram sua vocação ainda nos bancos escolares. As crianças e adolescentes devem ser expostos a todas as áreas do conhecimento para conseguir identificar, no final do ensino médio, a profissão que melhor lhes convém.

IDIOMASTER disse...

Você estudou uma língua estrangeira na escola e gostaria de dar continuidade aos seus estudos de maneira aprofundada?

VENHA PARA A IDIOMASTER!

Você está precisando de aprender uma língua estrangeira, mas está desanimado, pois sua experiência na escola não foi agradável?

VENHA PARA A IDIOMASTER!

Em nenhum outro lugar, estudar um idioma é tão prazeroso!

Recent Posts

http://www.add-digital.com.br/blog/como-usar-o-mp3-player-do-google-em-seu-site/ -Player do google para site

Wikipedia

Resultados da pesquisa