Mindfulness




Mindfulness

Mindfulness é a capacidade humana básica de estar totalmente presente, consciente de onde estamos e o que estamos fazendo.

A palavra mindfulness vem do inglês e significa “preenchimento da mente”, e é isso mesmo que essa técnica pretende: preencher os seus pensamentos com a consciência sobre o que está acontecendo, o que você está fazendo e onde você está.
Isso até poderia parecer banal, se não fosse pelo fato de que, quando nos desconectamos do nosso corpo e do que acontece ao nosso redor, nossa mente logo entra em um ciclo de pensamentos obsessivos sobre alguma preocupação que temos. E isso, é claro, nos deixa ansiosos.
Assim, o mindfulness é a nossa habilidade de estar realmente presentes, conscientes de onde nós estamos e do que estamos fazendo, sem ter reações exacerbadas e sem nos deixar pressionar pelo que está acontecendo. O problema é que, por mais que essa habilidade seja natural, às vezes precisamos treiná-la para que ela se manifeste.

 O Oposto
A situação oposta ao  mindfulness, seria o estado de: mindlessness (“mente sem atenção”). 
Estar mindlessness é estar desatento as experiências que acontecem em nossas vidas de momento a momento (andar com a cabeça em outro lugar, comer sem perceber que está comendo, etc.), é estar no “piloto automático” – como muitos chamam. O problema é que estar no piloto automático leva a uma série de desordens psíquicas, como ansiedade, falta de esperança, medo, estresse, culpa…

É preciso ter fé para praticar?
O mindfulness não está de forma alguma relacionado a qualquer crença ou religião. Justamente por isso, não há nada de místico ou obscuro nessa técnica, e ela inclusive é sustentada por evidências científicas. Por isso, não existe necessidade de que você tenha algum tipo de fé para se beneficiar do mindfulness.

Benefícios do mindfulness

Um dos efeitos positivos que essa prática de medicação traz para a nossa vida é aprender como estar presente “de corpo e alma” em todo momento. Com isso, conseguimos aproveitar melhor o nosso tempo, favorecendo a nossa produtividade.
Outro benefício que adquirimos com essa prática é aprender a trabalhar todos os momentos de forma positiva, transformando mesmo as atividades mais rotineiras em processos terapêuticos.
Pense em quando você toma banho: você pode simplesmente despejar água e sabão no corpo ou, seguindo o mindfulness, você pode se concentrar na temperatura da água que cai na sua pele, no perfume do sabonete, no toque de cada gota que cai do chuveiro, na textura da esponja, na maciez da toalha… Isso pode ser aplicado a qualquer atividade do dia a dia, sempre buscando sensações de bem-estar.
Por fim, um dos principais benefícios dessa técnica é nos ajudar a regular a atenção, permitindo que haja também a regulação emocional. Por meio do autoconhecimento, entendemos melhor por que estamos reagindo de determinada forma diante de um acontecimento, e isso nos ajuda aceitar as coisas que surgem em nossa vida, sem tanto julgamento e com o entendimento de que as experiências fazem parte do curso da vida.

Que tal experimentar um pouco dessa técnica?
Se você ficou curioso com essa prática e está com vontade de experimentá-la para ver como você se sente, o primeiro passo é encontrar uma posição adequada para a meditação – afinal, esse é um trabalho que não envolve somente a mente, mas também o nosso corpo.
Para isso, sente-se em uma cadeira, banco ou sofá que ofereça um apoio para as suas costas. Preste atenção nas suas pernas: se você estiver sentado em uma almofada, cruze-as à sua frente; se estiver em uma cadeira, procure manter seus pés tocando o chão.
Endireite suas costas, mas sem forçar demais – você deve se sentir confortável – e deixe seu queixo e seu olhar se direcionarem um pouco para baixo. A partir desse momento, concentre-se em sua respiração, prestando atenção na sensação de inspirar e expirar.
Inevitavelmente, sua mente vai desviar o foco da sua respiração e começar a vagar por aí. Quando você se der conta disso, simplesmente volte a se concentrar na sua respiração. Para os iniciantes, é recomendável permanecer nessa atividade por 5 a 10 minutos.
Lembre-se de ser gentil com você mesmo e com a sua mente: não se martirize se você se perder em pensamentos e não fique obsessivo com o conteúdo deles. É normal perder o foco, então aceite esse fato e retome a concentração. Quanto mais você praticar, mais sua habilidade de mindfulness vai se desenvolver.

º º º º º º º º º º º

Credits 

 The article was posted by: Raquel Praconi Pinzon   
 Original title: Mindfulness: conheça os benefícios da técnica que alivia a ansiedade


Nenhum comentário:

Recent Posts

http://www.add-digital.com.br/blog/como-usar-o-mp3-player-do-google-em-seu-site/ -Player do google para site

Wikipedia

Resultados da pesquisa