É errando que se aprende

Por que para as crianças é mais fácil aprender um idioma estrangeiro?

Já ouvi pessoas dizendo que não ousariam mais aprender uma língua estrangeira, pois seria perda de tempo e de dinheiro. Para essas pessoas há uma idade certa para aprender um novo idioma. Trata-se, na verdade, de um preconceito, ou seja, “conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou razoável”.
As crianças têm um trunfo: muito tempo livre para se dedicar ao novo idioma e ausência de preocupações, ao contrário dos adultos que, além disso, não gostam de fazer erros enquanto aprendem. Ora, é errando que se aprende.

7 comentários:

Aline disse...

Por um lado, uma criança de cinco anos de idade que começa a aprender duas línguas ao mesmo tempo terá a vantagem de ter um cérebro que absorve muito mais que o de um adulto, por outro lado o que conta mesmo para aprender uma língua estrangeira é o interesse e a motivação. Todos nós conhecemos pessoas que aprenderam um idioma estrangeiro na idade adulta. Não se trata de exceção, mas sim de fato bastante comum.

Juan disse...

Por falar em preconceito, aprender línguas estrangeiras é também uma vacina contra todo tipo de preconceito.

Unknown disse...

Por falar em vacina, aprender línguas estrangeiras é também uma vacina contra o Alzheimer. Trata-se de outra descoberta científica.

Unknown disse...

Com o aparelho fonético-fonológico em formação, há quem diga que as crianças aprendem a pronunciar as palavras do novo idioma sem sotaque. No entanto, está provado que mesmo as crianças verdadeiramente bilíngues – por exemplo, quando os pais são de nacionalidades diferentes ou quando crescem num país de língua diferente daquela da família – sempre manifestam preferência por uma delas. A língua de preferência vai dominar como língua materna. Isso não impedirá a eficácia de comunicação e desempenho nas duas línguas. O mesmo ocorrerá com um adulto que se dedica ao estudo de um ou mais idiomas estrangeiros. A diferença é o esforço consciente, o que não ocorre com a criança bilíngue.

IDIOMASTER disse...

O que conta para aprender uma língua estrangeira não é a idade, mas sim, o interesse e a motivação. Mas a maneira como se aprende é fundamental. É aí que entra a importância da instituição que escolhemos para aprendermos o novo idioma.

Unknown disse...

A instituição que escolhemos para aprender o novo idioma pode nos dar ou acabar com o nosso interesse e motivação.

Unknown disse...

Quando existe empatia e interação entre professor e aluno, o medo de errar desaparece.

Recent Posts

http://www.add-digital.com.br/blog/como-usar-o-mp3-player-do-google-em-seu-site/ -Player do google para site

Wikipedia

Resultados da pesquisa