“Das vantagens de ser Bilíngue”


 Aos pais que pensam no futuro profissional dos filhos: temos uma ótima novidade. Fica cada vez mais importante preparar nossos filhos para a vida adulta. Com pesquisas feitas em Nova Iorque e Espanha vemos que as crianças também tiram proveito do bilingüismo.

Segundo pesquisas feitas por cientistas da Universidade de Nova Iorque ,falar mais de uma língua pode significar uma melhor saúde mental. Antes as pesquisas apontavam que o bilingüismo tinha um efeito benéfico no cognitivismo das crianças, agora com mais esta confirmação reforça a sabedoria popular do quanto é importante dominar um segundo idioma.  

Segundo Ellen Bialystok, a principal autora da pesquisa, a necessidade  de monitorar duas línguas, a fim de selecionar a mais apropriada para o momento, solicita regiões cerebrais que são críticas para a atenção e o controle cognitivo. Assim fortalece as redes,  que em um monoglota,são poucos utilizadas.

A pesquisa vai além e aponta até mesmo o retardamento de sintomas em quem tem  demência, além de garantir um envelhecimento  mais saudável. 
— Nossa conclusão é de que a experiência de toda uma vida administrando a atenção dada a duas línguas reorganiza as redes cerebrais específicas (envolvidas no processo), criando uma base mais efetiva para o controle executivo e sustentando uma performance cognitiva melhor ao longo de toda a vida — diz Ellen.
O centro Brainglot, na Espanha, também estuda o assunto.  Segundo pesquisas os bilíngües recorrem mais ao lado esquerdo, mas também a algumas regiões do lado direito, ou seja, utilizam mais o cérebro que os monoglotas. O lado negativo é que o pensamento pode ser um pouco mais lento já que o cérebro terá que selecionar um idioma. Mas como os que falam dois idiomas diariamente, passam o dia inteiro treinando o lado cognitivo,  as funções executivas, que servem para que se adaptem a estas mudanças. Seria possível dizer que, nesta tarefa, os bilíngues são melhores — disse ao jornal “El País” o cientista César Ávila, que trabalha no Brainglot.

Os pais devem estimular o aprendizado de línguas, escolher um curso sério é de extrema importância. Em suma a aquisição  de um idioma pode ser proveitoso em tempo real para uma criança, e não somente no futuro. 


Nenhum comentário:

Recent Posts

http://www.add-digital.com.br/blog/como-usar-o-mp3-player-do-google-em-seu-site/ -Player do google para site

Wikipedia

Resultados da pesquisa