Já ouvi pessoas dizendo que não ousariam mais aprender uma língua estrangeira, pois seria perda de tempo e de dinheiro. Para essas pessoas há uma idade certa para aprender um novo idioma. Trata-se, na verdade, de um preconceito, ou seja, “conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou razoável”.
As crianças têm um trunfo: muito tempo livre para se dedicar ao novo idioma e ausência de preocupações, ao contrário dos adultos que, além disso, não gostam de fazer erros enquanto aprendem. Ora, é errando que se aprende.
7 comentários:
Por um lado, uma criança de cinco anos de idade que começa a aprender duas línguas ao mesmo tempo terá a vantagem de ter um cérebro que absorve muito mais que o de um adulto, por outro lado o que conta mesmo para aprender uma língua estrangeira é o interesse e a motivação. Todos nós conhecemos pessoas que aprenderam um idioma estrangeiro na idade adulta. Não se trata de exceção, mas sim de fato bastante comum.
Por falar em preconceito, aprender línguas estrangeiras é também uma vacina contra todo tipo de preconceito.
Por falar em vacina, aprender línguas estrangeiras é também uma vacina contra o Alzheimer. Trata-se de outra descoberta científica.
Com o aparelho fonético-fonológico em formação, há quem diga que as crianças aprendem a pronunciar as palavras do novo idioma sem sotaque. No entanto, está provado que mesmo as crianças verdadeiramente bilíngues – por exemplo, quando os pais são de nacionalidades diferentes ou quando crescem num país de língua diferente daquela da família – sempre manifestam preferência por uma delas. A língua de preferência vai dominar como língua materna. Isso não impedirá a eficácia de comunicação e desempenho nas duas línguas. O mesmo ocorrerá com um adulto que se dedica ao estudo de um ou mais idiomas estrangeiros. A diferença é o esforço consciente, o que não ocorre com a criança bilíngue.
O que conta para aprender uma língua estrangeira não é a idade, mas sim, o interesse e a motivação. Mas a maneira como se aprende é fundamental. É aí que entra a importância da instituição que escolhemos para aprendermos o novo idioma.
A instituição que escolhemos para aprender o novo idioma pode nos dar ou acabar com o nosso interesse e motivação.
Quando existe empatia e interação entre professor e aluno, o medo de errar desaparece.
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